Imagine Cup 2010 – Dia 2: Primeiro Round

Primeiramente, de ontem para hoje eu dormi durante uma hora, no chão da sala Brasil. O resto do pessoal da Proativa está praticamente na mesma condição. Trabalhamos muito, muito estresse nesta reta final, mas conseguimos finalizar tanto os pequenos detalhes da app como a apresentação.

Pela manhã, ocorreram tanto o briefing geral como o exclusivo para Software Design. De maneira bem descontraída, os capitães de SD nos repassaram algumas instruções e por fim soubemos o horário e o local de nossa apresentação. Também no briefing pudemos contemplar a taça da Imagine Cup que tanto desejamos obter ao final da competição.

Fizemos alguns treinos, apresentando para o pessoal da Microsoft Brasil e do Bradesco que está nos acompanhando e conseguimos vários feedbacks para melhorias na apresentação. Trabalhamos até o último minuto fazendo os ajustes sugeridos, e fomos para a apresentação.

Lá chegando, novamente encontramos o pessoal que está nos apoiando, e esperamos com eles a permissão para entrar na sala da apresentação. Tinhamos 25 minutos para fazer o setup da sala, mas como chegamos lá bem preparados, não chegamos a usar nem 15 minutos para deixar tudo pronto.

Fizemos nosso pequeno ritual de preparação, cantando a 5a sinfonia de Beethoven bem alto para afastar as preocupações e ficar relaxado para a apresentação. Quando os juízes entraram na sala, pudemos conversar descontraidamente com alguns deles, sobre diversos assuntos (inclusive claro, futebol…)

Finalmente, chegou a hora. Nosso amigo Edgar, responsável pela apresentação, estava muito seguro, e conseguiu passar de maneira muito clara todo o conceito e o embasamento do Pro@Edu. Júlia, nossa Persona, foi apresentada aos juízes, que puderam compreender quais são os problemas que alunos de ensino à distância enfrentam atualmente.

Na demo, apresentada na maior parte por Edgar também, os juizes puderam ver todo o potencial do Pro@Edu em ação. Demonstramos nossa aplicação social e nossa aplicação que roda no Windows Phone 7, e os juízes aparentavam estar gostando muito do que viam.

Depois, Edgar fechou a apresentação comprovando que as funcionalidades demonstradas resolvem o problema de Júlia, tornando o Ensino à Distância menos traumático para os alunos e mais rentável e garantido para as instituições.

Um ponto importante de se destacar sobre a apresentação é que as apresentações que fizemos para o pessoal do Bradesco e da Microsoft Brasil realmente foram muito importantes. As perguntas que eles nos fizeram foram muito próximas das perguntas que os jurados nos fizeram. Estávamos com backup slides para praticamente todas as perguntas que os juízes nos fizeram nos 15 minutos reservados para Q&A da apresentação. Isso passou uma impressão muito boa, e a segurança que nós demonstramos com isso foi muito interessante.

No final da apresentação, muito empolgados com a reação que os juízes tiveram com o nosso projeto, voltamos para o hotel, conversando com o pessoal que assistiu a apresentação, e já tivemos mais feedback em pontos que podemos melhorar a nossa apresentação.

Depois de um breve momento de reflexão, nos demos uma folga. Alguns, como eu, foram dormir um pouco, outros foram andar um pouco ao redor do hotel.

Às 9 horas, estávamos dentro do Palácio da Cultura, onde seriam anunciados os times que avançariam para o segundo round. A primeira boa notícia da noite veio da equipe brasileira TMD, de Embedded Development, que avançou para o segundo round.

Depois de anunciar todos os times de Embedded, chega o ponto alto da noite: O anúncio de Software Design. Os times foram chamados um a um. Malásia… Finlândia… Ucrânia… e nós “tranquilamente tensos”, ainda confiantes no nosso trabalho e na percepção positiva que os juízes tiveram. Sérvia, Malta, Marrocos… e a tensão aumentando. Cingapura, Alemanha e Tailândia. A preocupação aumenta. Croácia é o décimo time anunciado, só faltam dois times. Nova Zelândia é chamada depois. Ficamos loucos. Só faltava um time. Uma vaga para 57 times. E finalmente, é anunciado o último finalista classificado para o segundo round: BRASIL! Festa completa na delegação brasileira!

Depois de outro rápido briefing para explicar a dinâmica deste segundo round, fomos liberados, e comemoramos rapidinho, vendo os “melhores momentos” do jogo Alemanha x Argentina num pub do lado do hotel. Tivemos que ser rápidos pois era  nosso desejo voltar logo para voltar a trabalhar melhorando a apresentação com os feedbacks obtidos dos juízes e do pessoal do Bradesco (principalmente Fred), da Microsoft Brasil (Walter Dias) e do Ressoar (Maurício) que puderam assistir a nossa apresentação.

Agora eu me vou, amanhã eu boto mais notícias sobre o andamento da Imagine Cup para a Proativa Team e também para as outras equipes brasileiras! Amanhã tem resultado do segundo round de SD e também do primeiro round da categoria de Jogos! Boa sorte a todos!

PS: Este post tá sendo escrito na correria, depois eu boto umas fotos e vídeos do dia de hoje 😉

Anúncios

One Response to Imagine Cup 2010 – Dia 2: Primeiro Round

  1. Rodrigo Garzi disse:

    Grande Amirton. Viu a reportagem na Folha de SP ontem??? vou scanear e enviar para todos…
    Abs. Rodrigo Garzi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: