Grana Forte – Gerenciamento Financeiro

Recentemente, tive a necessidade de fazer um certo controle financeiro de algumas atividades com um grupo de pessoas. Inicialmente, estava usando uma planilha no Excel mesmo, no entanto, ela começou a se mostrar pouco eficiente para o meu cenário, então, fui procurar alguma outra ferramenta que pudesse me auxiliar nesta atividade.

A primeira que encontrei foi o Organizze. É uma ferramenta grátis que roda online, tem uma versão que pode ser acessada em dispositivos móveis (iPhone e iPod Touch inclusos) e atende bem necessidades simples. Infelizmente, ela não atende minha maior necessidade, que é o gerenciamento de múltiplas fontes financeiras.

Para explicar melhor meu cenário: Temos 4 pessoas e uma conta bancária. É necessário saber quanto dinheiro cada pessoa tem que “não é dela”, e sim do grupo. Desta forma, na prática, cada pessoa pode ser tratada como uma conta bancária, e as despesas do grupo pagas por cada pessoa devem ser debitadas do quanto elas possuem de dinheiro do grupo, assim como o dinheiro do grupo que é repassado para a pessoa deve ser creditado em sua “conta”. Esta é uma situação suficientemente comum, e posso citar como exemplos: Comissões de formatura, empresas start-up, grupos de amigos organizando festas, entre vários outros exemplos.

O melhor programa que encontrei para atender esta minha necessidade foi o Grana Forte. Com ele, é possível fazer exatamente o gerenciamento que eu precisei para a minha situação, controlando diversas contas, podendo fazer transferências entre elas e o controle em geral.

Exemplo da Tela Principal do Grana Forte

Além de conseguir gerenciar bem as múltiplas fontes, a geração de gráficos dele é muito útil. É possível personalizar bem a geração dos gráficos de acordo com a sua necessidade. O resultado pode ser muito útil na hora de identificar onde você está gastando muito, e se possível, começar a dar um aperto naquela despesa.

Exemplo de gráfico gerado pelo Grana Forte

Uma das maiores vantagens deste software é sua simplicidade. Tudo é muito fácil de fazer, a interface é bem enxuta, sem muita firula. As principais atividades são alcançáveis através de um clique, os botões são bem identificáveis, tornando o tempo que levo para fazer o registro das movimentações no mínimo possível. Outras ferramentas que cheguei a testar, no entanto, que eram um terror: Usavam imagens no plano de fundo, deixavam uns 30 botões pequenos com ícones que não deixavam claro o que aquele botão faria quando fosse clicado e ainda exibiam informações completamente desnecessárias (pra mim, mostrar uma piada quando o programa abre é desnecessário…).

A unica característica que sinto falta no Grana Forte é um controle de contas à pagar, ou pelo menos um “lançamento programado de  transações”. Algumas coisas eu sei que vou ter que lançar, como por exemplo, uma compra parcelada… Inserir todas as parcelas como transação com a data no futuro vai interferir nos valores que eu vejo atualmente. Como isso não é uma necessidade crítica para mim, o Grana Forte é minha melhor opção… mas se existisse essa funcionalidade, pra mim seria ótimo!

O Grana Forte tem uma versão trial de 30 dias. Depois, para continuar usando, é necessário comprar a licença, no valor de R$ 39,00.

Deixe um comentário

