Programa para desabilitar o TouchPad enquanto se digita

Não tem coisa pior do que estar digitando um texto em um notebook e, “do nada”, o cursor vai para um lugar totalmente inesperado. Se você está digitando olhando para a tela, é só clicar no lugar onde o cursor deveria estar e continuar trabalhando. Se você fica pescando as teclas e não olha com frequência para o resultado que está saindo no monitor, pode ter uma má surpresa ao ver as linhas todas misturadas.

O problema geralmente é causado por cliques acidentais através do touchpad. Particularmente, eu não sentia esse problema com o touch do netbook, que era bem pé-duro e pequeno. Em meu notebook novo no entanto, isso acontece com frequência, tanto pelo tamanho avantajado do touchpad como pela sua maior sensibilidade, ambas boas características para o touchpad, mas que trazem estes efeitos colaterais. Pior ainda é que muitas vezes eu não estou simplesmente escrevendo texto, e sim programando, e neste caso, os erros induzidos pelos cliques acidentais podem se tornar longas horas de debug (não aconteceu comigo, mas é algo muito plausível).

Uma solução seria diminuir a sensibilidade, mas nem todos (eu incluso nesse grupo) querem abrir mão do touchpad mais sensível. Outra, mais inaceitavel ainda pra mim, é desabilitar o clique através do touch, permitindo apenas os cliques nos botões físicos. Ficar habilitando e desabilitando manualmente, além de ser “incômodo”, pra não dizer outra coisa, nem sempre é possível, como no meu caso, em que o notebook não veio com um atalho para fazer isso no próprio teclado. Pra quem não aceita nenhuma destas opções, o TouchFreeze pode ser uma boa solução.

Este programinha simples, de menos de 300kB, desabilita os cliques enquanto você está digitando, evitando aquela “bagaceira” de texto se misturando por causa dos cliques acidentais. Ele é bem rápido também em reabilitar os cliques quando você para de digitar, e não dá para sentir diferença nenhuma, a não ser talvez em jogos em que você precisa usar o teclado e clicar ao mesmo tempo. Totalmente recomendado!

[via Download Squad]

2 Responses to Programa para desabilitar o TouchPad enquanto se digita

  1. Rilson disse:

    Até agora, Amirton, eu não tenho este problema pois ainda utilizo pc imóvel mas muito obrigado pela dica!

  2. abraao disse:

    muito bom programa. Já não tinha mais paciência para escrever na meu note. Muito obrigado mesmo!!!!

Deixe um comentário

