Resolvendo problema de modem USB travando após conectar

Há algum tempo eu vinha tendo um problema com diversos modems USB no meu netbook, rodando Windows XP (original, SP3 totalmente atualizado). Isso aconteceu com o Nokia 1508i pra conectar no Giro e com dois diferentes modems para conectar ao Claro 3G: Um Huawei E156B e outro mais antigo que quebrou e não lembro mais qual era a marca nem o modelo. Teoricamente, aconteceria com qualquer tentativa de conectar à internet via USB. Conectar com o cabo de rede ou pela rede sem fio não causava o problema.

Logo após conectar, o sistema ficava travando intermitentemente, durante aproximadamente 3 minutos. A barra de tarefas (a barra azul, geralmente na parte de baixo, no Windows XP) ficava completamente travada durante todo este tempo, nenhum novo programa abria e o browser simplesmente não conseguia abrir nenhuma página (tentei o Chrome, Firefox, Internet Explorer e até o Opera…), além de ficar travando, enquanto este problemapersistia. Algum tempo depois, a máquina destravava e voltava a funcionar normalmente.

Há 3 dias, aparentemente, consegui resolver o problema depois de encontrar algumas soluções em um forum. A solução sugerida, que segui e até agora a máquina não voltou a travar depois de conectar com modems USB foi a seguinte:

  • Vá em “Iniciar”, depois “Executar”
  • Digite “services.msc”
  • Pare e desabilite os seguintes serviços:
    • Serviço auxiliar IPv6 (IPv6 Helper Service)
    • Serviço de descoberta SSDP (SSDP Discovery Service)
    • Host de dispositivo Plug and Play Universal (Universal Plug and Play Device Host)

(Para parar e desabilitar um serviço, dê um duplo clique no nome do serviço. Se o serviço não já estiver parado, você deve clicar no botão “Parar”. Depois, selecione “Desabilitado” na lista de “Tipo de Inicialização”, que atualmente deve estar em “Automático” ou “Manual”)

Procurando agora os nomes dos serviços em português para escrever este post (o meu XP está em inglês, assim como o post do forum que eu havia lido), encontrei um post no Guia do Hardware em que apenas desabilitar o Serviço Auxiliar IPv6 resolveu o problema.

Enfim, se alguém mais está/estava tendo este problema, sinta-se a vontade para contribuir nos comentários dizendo se a solução daqui funcionou, se apenas desabilitar o Serviço Auxiliar IPv6 resolveu ou qual foi o outro caminho seguido para resolver este problema que tira a paciência de qualquer um.

Anúncios

3 Responses to Resolvendo problema de modem USB travando após conectar

  1. Rilson disse:

    Amirton, obrigado por lembrar-se de mim quando das suas descobertas por melhorias na conexão do Livre. Quero te informar que fiz o procedimento descrito mas não encontrei o arquivo Serviço auxiliar IPv6 (IPv6 Helper Service)O mesmo não consta na lista. També desabilitei o Serviço de descoberta SSDP (SSDP Discovery Service)Quanto ao Host de dispositivo Plug and Play Universal (Universal Plug and Play Device Host)o mesmo já estava desabilitado. Resultado: o meu problema na verdade é outro pois quando inicia a conexão, a promeira página a ser carregada é a do google que demora de 30 segundos à 1 minuto para carregar e continua assim mas já te agradeço pelo tópico. Quero te informar que foi através da leitura das páginas do teu blog que obtive muitas melhorias na conexão da embratel. Abraços!

  2. Junior disse:

    Amirton, Valeu… tinha o mesmo problema, fiz os procedimentos ainda não testei, porem tudo indica que dará certo… valeu!

  3. hosting disse:

    Thanks for finally writing about >Resolvendo problema de modem
    USB travando após conectar | Amirton Chagas <Liked it!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: