Claro 3G – Vergonhosamente ruim em Maceió

Estes quase 3 meses que venho usando a conexão à internet 3G fornecida pela Claro em Maceió têm sido sofríveis… Conseguiram apagar a boa imagem que eu tinha do serviço, formada nas poucas vezes que havia conectado através deles, tanto em Recife como em Maceió anteriormente.

Em dezembro ainda estava funcionando bem, até elogiei o serviço em um comentário em um dos meus posts sobre o (igualmente ruim) Giro, da Embratel. Pouco tempo depois deste comentário, começaram os problemas, bem conhecidos meus depois de um ano e meio de uso do Giro: Conexão estabelecida, parecendo tudo bem, com sinal do modem beirando os 100%, mas nada funcionando. Não é problema de resolução de DNS, tentei alguns sites que conheço o IP decorado e também os serviços de resolução do Google e da OpenDNS, todas as tentativas sem sucesso. Outro problema é que as vezes nem conecta, e você tem que esperar, uma, duas, cinco horas até que uma tentativa de conexão tenha sucesso, e ainda assim, torcer para quando conectar, a conexão funcionar.

Para piorar tudo de vez, mesmo quando a conexão está funcionando, como agora, está tudo absurdamente lento. O plano contratado aqui é de 600Kbps (que dá 75 KB/s). Várias vezes, com downloads em andamento (como agora, que estou tentando baixar o Chrome em uma máquina nova), abro o gerenciador do modem, que indica a taxa de transferência atual, e ele mostra velocidades entre (medições realizadas durante a escrita deste post) 22Kbps (2,75KB/s) e 46Kbps (5,75 KB/s). A observação destes valores é constante, e não me lembro de recentemente ter visto algo maior que 100kbps (atenção, estou realmente falando de kbps, e não kB/s. Para os que não sabem a diferença, ler este artigo).

Mesmo minha (pouca, repito) experiência com o Claro 3G em Recife tendo sido muito melhor do que esta destes ultimos 3 meses em Maceió, desisti de contratar este serviço para substituir o (atualmente insuportavelmente ruim) Giro, conexão que uso, ou pelo menos venho tentando usar, quando estou em terras pernambucanas. Vou buscar outras opções, pois a possibilidade de continuar tendo os mesmos problemas do Giro pagando 4 vezes mais me dá medo o suficiente para desistir da idéia.

11 Responses to Claro 3G – Vergonhosamente ruim em Maceió

  1. Max disse:

    Caro amigo, entro com frequencia em seu blog, especificamente no tópico sobre o Giro, e hoje me deparei com uma situação muito estranha. Não sei por qual motivo a OI/Telemar (por internet discada) aparentemente está bloqueando o acesso ao seu blog e só consigo entrar aqui pela net do próprio Giro ou através de proxy.

    Veja se você tem algum amigo (usuário da OI) por perto e confirme se é permitido o acesso para o seu blog. Outros blogs do WordPress entram normalmente.

    Até!

    • Opa Max,

      Obrigado pelo aviso. Acredito que isso seja apenas algum problema temporário, mas d qq forma vou tentar entrar em contato com um amigo que ainda tah de discada pra ver se ele consegue acessar o blog mais tarde 😉

      • Max disse:

        Amirton, espero mesmo que seja temporário. Fiz alguns testes aqui e percebi que o seu blog responde por um determinado IP, final –.233.2.58. Este não entra pela Oi, porém outros (anterior …2.57 e posterior …2.59) respondem e direcionam para a pagina de assinatura do WordPress (http://en.wordpress.com/signup/?new=…). ou eles fizeram uma Caca bloqueando o IP errado ou foi intencional mesmo. Fico no aguardo para assim que você tiver uma resposta.

        Até!

      • Cara, faz o seguinte: tenta limpar a cache de dns de tua máquina (abre o prompt d comando e digita “ipconfig /dnsflush” sem as aspas, e depois reinicia teu browser. Um procedimento + completo vc encontra em http://lifehacker.com/343211/clean-your-dns-cache-to-fix-browsing-problems, mas só o ipconfig /dnsflush sempre resolveu minhas broncas).

        Na prática, qualquer um desses ips que vc falou poderiam te repassar meu blog (tipo, digita lá no prompt “nslookup amirton.wordpress.com e vc vai ver todos esses e alguns outros. qualquer um pode servir meu blog, que nao está em uma máquina específica, e sim em alguma server farm do wordpress 😉 ).

        Pode ser q como vc jah tinha visitado meu blog, tua máquina tá pedindo o blog pra máquina desse ip q deve estar com problemas 😉 Se limpar a cache e ainda assim não pegar, aih provavelmente eh bronca da oi com alguma coisa, seja com aquele ip específico seja com o domínio do meu blog.

      • me corrigindo:

        ipconfig /flushdns

      • Max disse:

        Opa Amirton!! Valeu pelas dicas.

        Olha, hoje pela manhã, o seu blog passou a responder com outro IP (…74.255.123), como você mesmo disse e verificando com a dica do “nslookup”.

        O problema é diretamente com aquele primeiro IP (…233.2.58) que informei, pois ele continua não respondendo com as conexões da OI, mas responde com o Giro, por exemplo.

        Não cheguei a fazer a limpeza de cache do DNS antes, então não sei se funcionaria neste caso, mas a dica já está mais do que guardada e tentarei verificar da próxima vez, caso isso venha a acontecer novamente.

        Só vai ficar a dúvida sobre por qual razão aquele IP não responde pela Oi.

        Até!

  2. carlos disse:

    Boa noite Amilton, sou daqui de Maceio moro no prado e uso a livre, sempre acesso seu blog para aprender e utilizar dicas que vc escreve, nao sabia que vc tinha mudado para o Giro, gostaria de saber se valeu a pena a mudanca e qual a diferenca eu irei perceber na mudanca do Livre para o Giro. Obrigado pela atencao e continue passando suas dicas. Um abraco do conterraneo

  3. Max disse:

    Amirton, seria possível você entrar em contato comigo pelo e-mail?

  4. Fernando Antonio guimarães disse:

    Sou de Maceió. Recebi uma cobrança dizendo que eu estou devendo e diz assim: se vc já pagou,desconsidere esse aviso.Como eu não devo nada,desconsiderei e ao tentar usar o modem recebo uma mensagem: Falha na conexão.Tenetei ligar no 1052.Juro que eu ,se pudesse diria um monte de absurdo a quem atendeu.Foram 3 pessoas(deve estar tudo gravado).Vou lhe transferir para o responsável.Outra .Voz pois,não! Expliquei novamente.-Vou lhe transferir para o setor responsável.A ligação ficará muda por uns estantes.Não desligue.Esperei.Aguarde mais um pouco.Aguardei.Lá se vão 3,4,minutos de telefone em espera.Me desespero e desligo.Vou na Loja Claro.Pego um ticket e ai recomeça o calvário.Lá se vão 20,30 minutos até vc perder a cabeça e perder a razão,pois ninguém vai te atender.Pelo amor de Deus,a quem reclamar? O Papa está em Roma.O Bispo no Acerbispado. E agora

  5. rmsvascaino disse:

    claro nem sabe oq fazer pra resolver a velosidade da internete sabem vender ou robar o povo.

Deixe um comentário

