Adicionando um menu ao ícone na bandeja

Depois de mostrar como colocar um ícone na bandeja para a sua aplicação e a mostrar o balão de notificação a partir deste ícone, irei neste post descrever o passo-a-passo para atribuir um menu para este ícone de sua aplicação .NET. Este menu será acessado através do clique com o botão direito do mouse sobre o ícone.

ContextMenuStrip na toolbar do Visual Studio 2008

O primeiro passo é adicionar um controle ContextMenuStrip ao seu formulário. Como ilustrado na imagem acima, o controle se encontra na aba Menus & Toolbars da Toolbox do VS2008.

Clique e arraste para dentro do seu form, e a representação do seu controle ficará embaixo, fora do form, assim como o NotifyIcon fica quando é arrastado. Quando você clicar no controle, irá aparecer um menu no formulário. Não se preocupe, ele está ali apenas para facilitar seu trabalho durante a edição do menu, e não aparecerá naquele lugar durante a execução da sua aplicação.

Edit Items

Configure o menu de acordo com seu desejo, mudando sua aparência e adicionando itens. Tudo isso pode ser feito através da tela Edit Items, disponível ao clicar na imagem de “play” que surge ao clicar no componente.

Quando acabar, é só adicionar os eventos de clique para cada item do menu. Isto não pode ser feito através da tela Edit Items. Para acessar os eventos, deixe a janela de propriedades do Visual Studio visível e clique no componente. Quando o menu aparecer no form, clique no item desejado. Depois, clique no botão com um “raio” na janela de propriedades para exibir os eventos, e escolha qual evento você deseja adicionar algum comportamento. Provavelmente você irá escrever código para o evento Click.

Depois de atribuir o que deve acontecer quando cada item do menu for clicado, é hora de atribuir este menu ao seu ícone da bandeja. Para isso, clique no componente do ícone, e na janela de propriedades altere o valor da propriedade ContextMenuStrip para o menu que você acabou de criar. Isto irá associar este menu ao seu ícone, e automaticamente quando o ícone for clicado, seu menu irá ser mostrado para o usuário. No meu projeto de exemplo, o resultado é o seguinte:

Ícone na bandeja com menu

Pronto, é só isso! Seu menu está funcionando. Se forem bem escolhidos, os itens deste menu irão refletir as atividades mais comuns e que não exigem que toda a interface seja mostrada. Através deste menu, o usuário poderá então ser mais produtivo ao utilizar a aplicação.

Apesar de meu exemple ter sido feito em C#, o passo-a-passo deste artigo (e dos anteriores também) pode ser utilizado tranquilamente para quem prefere usar VB.NET.

Clique aqui para baixar um projeto com o código final deste exemplo. Este projeto tem o mínimo de código necessário para colocar o ícone na bandeja, exibir balões de notificação e atribuir um menu para o ícone.

Anúncios

8 Responses to Adicionando um menu ao ícone na bandeja

  1. […] Neste post, vou demonstrar como colocar um ícone na barra de notificação. No próximo post, mostrarei como configurar e exibir um balão de dica para o ícone e depois em outro post, como adicionar um menu de acesso rápido para o ícone. […]

  2. […] para o próximo post o tutorial de como colocar um menu, acessível ao clicar com o botão direito no ícone da bandeja, onde o usuário poderá acessar algumas funcionalidades de sua […]

  3. Bertim disse:

    muito bom tutorial.

  4. valmir santos disse:

    brigado, agora meu sistema ficou completo, te devo uma

  5. smallgear disse:

    Valeu cara tutorial bacana e objetivo.
    Leandro Marques

  6. Flavio disse:

    Nem a Microsoft tem um tutorial tão simples e objetivo como esse.
    Procurei algo assim por meses.
    P A R B É N S !
    Vou colocar seu link nos diversos Foruns da Microsoft, lá tem um MONTE de gente procurando algo assim e niguém, nem mesmo os Habilidosos Técnicos de Suporte MS conseguiram atender.
    Vou te marcar como favorito e ver o que maiis voce tem a pra oefrecer!
    Flavio.

  7. Hiroshi disse:

    Perfeito! Simples e objetivo. Tal como o Flávio disse, está melhor que qualquer referência que possa ser encontrado hoje na Microsoft.

    Obrigado!!!

  8. Marssal disse:

    Muito prático e objetivo valew demais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: