OpenDNS – Resolvendo problemas com o servidor DNS do seu provedor

A Lei de Murphy é implacável… quando você mais precisa enviar aquele email importante, do nada, seu GMail não abre. Você tenta abrir google, globo.com, uol, qualquer coisa que está SEMPRE no ar, mas nada abre. Teoricamente, “a internet caiu”. Com meu Giro da Embratel, isso acontecia direto, principalmente durante a semana em horário comercial. A questão é que, se você tentar abrir algum daqueles sites pelo seu endereço IP, ele abre. E agora, qual é o problema?

A resposta para isso é o servidor DNS do seu provedor. Resumindo, este servidor converte o endereço que você conhece (que é um “apelido”), como http://www.google.com, para um número como 64.233.169.103, que é o endereço IP, o endereço “real”, pelo qual o seu computador vai conseguir entrar em contato com o google na prática (o buraco é bem mais embaixo do que isso que eu tou falando, mas não tem pra que complicar aqui. Este link leva para uma página explicando melhor o que é e como funciona DNS).

Servidores DNS mal configurados ou dimensionados podem causar sérios problemas, pois ninguém é obrigado a decorar IPs (pra isso o DNS foi criado). Infelizmente, vários provedores não oferecem servidores DNS de qualidade, o que dificulta a experiência do usuário, e muitas vezes impossibilita a navegação (novamente, usuários do Giro que o digam…).

Para resolver problemas de performance, segurança, diponibilidade e por fim melhorar a experiência do usuário, em 2005 foi lançado um serviço chamado OpenDNS. Eles oferecem um endereço IP que você irá colocar como seu servidor DNS, passando por cima do servidor de seu provedor. Quando uma requisição for feita para este “servidor”, ela será realizada na verdade por algum dos diversos servidores da rede do OpenDNS. Por possuirem vários servidores, é garantido que haverá uma resposta para a sua requisição. Apesar destes servidores estarem localizados nos EUA e na Europa, a qualidade do serviço oferecido em relação aos servidores toscos oferecidos por alguns provedores faz com que o tempo de resposta do OpenDNS seja melhor mesmo em relação à maquinas aqui no Brasil mesmo.

O melhor de tudo é o custo…  0800,  grátis, Zero. É só configurar a conexão para usar o OpenDNS e pronto. Estou usando na minha conexão do Giro, e estou conseguindo usar durante a semana em horário comercial tranquilamente, o que não vinha acontecendo há algum tempo. Em outros blogs, vi que tem gente usando ele também em conexões Velox e diminuiu a quantidade de problemas, tanto de disponibilidade como de performance.

Para configurar, siga estes links (em inglês, com as imagens das telas, bem intuitivo):

Para usuários de “discadas” em geral, ao invés de (no caso do XP) escolher “Local Area Network”, no passo 3 escolha a sua conexão.

Anúncios

6 Responses to OpenDNS – Resolvendo problemas com o servidor DNS do seu provedor

  1. Ivan disse:

    Amirton será q com isso da configuração DNS o messenger funcione no Giro?

    • Cara, particularmente não tenho problemas com o msn messenger usando o Giro. O q eu posso te dizer q aconteceu cmg depois que eu passei a usar o OpenDNS é que a navegação normal durante o horário comercial, que estava péssima nos últimos dias, melhorou consideravelmente.

      Se queres uma dica, mal não vai fazer… Configura ae e avisa se melhorar alguma coisa ctg, tipo navegação ou mesmo o messenger 😉

      Abraços

  2. Ivan disse:

    Amirton, entrei no site do OpenDNS fis la as escrições que ele pede, e agora? eu coloco aquele numero de IP q ele mostra nas minhas configurações do Giro é? explica ai como se faz certinho blz? abração.

  3. Paulo disse:

    Boa tarde Amirton, a minha conexão não passa de 40kbps,,, é um saco tentar fazer download no rapidshare.. como faço para melhora?

    tem como mudar de plano para outro de maior velocidade?

  4. Ivan disse:

    Oi Amirton olha consegui conectar no MSN sim depois do DNS agora tenho q ficar insistindo pra ele pegar um IP rápido e nem sempre dou sorte, desconecto e conecto novamente e as vezes funciona, mas a dica do OpenDNS é boa sim 😉

  5. […] tentei alguns sites que conheço o IP decorado e também os serviços de resolução do Google e da OpenDNS, todas as tentativas sem sucesso. Outro problema é que as vezes nem conecta, e você tem que […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: