Embratel Giro – Primeiras Impressões – Parte 1 (a escolha)

Se não quiser ler minha saga para escolher o serviço Giro entre várias outras formas de conexão disponíveis, clique aqui para ler a parte 2 – As primeiras 24 horas

Se quiser logo saber o final da história, clique aqui, mas recomendo ao menos ler a parte 2 antes.

Após passar 2 meses, 28 dias e algumas horas sem internet em casa (me mudei para um apartamento), finalmente voltei a poder ler meu email de 5 em 5 minutos, como qualquer pessoa normal (…) faz. Por que tanta demora para escolher e contratar algum serviço? Quais eram as minhas opções:

  1. Velox. Serviço conhecido, ADSL, que usei muito nas pensões onde morei antes de me mudar, e não tenho muito a reclamar, no entanto, seria necessária a instalação da linha telefônica (a Telemar possui um esquema para botar Velox sem a linha, mas o custo acaba sendo muito próximo do plano Velox + Assinatura do telefone). Como eu não quero nenhuma ligação mais forte com a Telemar do que meu Oi Pré-Pago (trauma do meu fixo quando eu morava em Maceió), esta opção foi excluída. Além disso, o custo do plano mais fraco, de Assinatura do Telefone + Velox 300 acabava ficando cerca de R$ 130,00, o que inviabilizava totalmente essa opção.
  2. Internet a Cabo. O prédio já possui estrutura para acesso à CaboMais, empresa de TV a Cabo aqui em Recife. O problema mesmo foi a relação preço X velocidade, que analisei e cheguei a conclusão que não valia a pena, com os recursos (escassos…) que eu possuia.
  3. Internet Via Rádio. Foi a opção que pensei que seria escolhida inicialmente. Preços convidativos e promessas de velocidade razoável foram bem atraentes, mas precisava de mais gente no prédio para poder colocar e falar com síndico para ver a possibilidade de instalação da antena também. Minha experiência com net via rádio também não é das melhores. Na casa de meus pais em Maceió a conexão é por este meio, e além de o rádio precisar ser desligado/ligado algumas várias vezes para começar a funcionar, alguns sites que uso muito, como o GMail, possuem problemas sérios de performance e o upload é rídiculo, pra ser educado… Se o arquivo for “grande” (leia-se maior que 30KB), o upload para e só continua se você der sorte…
  4. Banda Larga 3G. Após desistir do rádio, comecei a paquerar com os 3Gs… Excluí o da TIM e o da Oi por possuírem pacotes de dados (e o plano ilimitado da TIM por cair fora de meu orçamento). Sobrou o da Claro. Cheguei a testar aqui em casa com o modem de um amigo durante uma madrugada, e funcionou incrivelmente bem, comparado com o número de reclamações que eu havia ouvido sobre o serviço. Meu sonho acabou quando soube que no plano de 250kbps que eu pretendia escolher, por R$ 50,00, o minimodem custava a modesta quantia de R$ 400,00… e ainda vem travado pra chips da Claro. Procurei em outros lugares, procurei por modems na net, Mercado Livre inclusive, mas nada interessante. Ainda adiei minha escolha até a chegada da Vivo aqui em Pernambuco, mas eles não trouxeram nada para Internet que me atraísse (os planos são similares aos da TIM), logo parti para outra.
  5. Embratel Giro. Navegando na internet no CIn, acabei descobrindo que a Embratel estava lançando este serviço para fora de São Paulo, onde ele já existia mas de outra forma. Para usá-lo, era necessário um telefone Livre da Embratel, que apesar de ser “fixo”, é um móvel usando CDMA, com preços bem acessíveis (lembram da Vésper?) e do qual não ouvi maiores reclamações (depois de cancelar a linha Telemar em Maceió, minha mãe optou por um Livre, que possui até hoje). A velocidade, 153kbps (veja bem o “3” no final :P), não é nada interessante, principalmente sendo uma conexão wireless, na qual a velocidade real provavelmente seria bem menor (vide os 3Gs…), mas o preço é EXTREMAMENTE convidativo. Na promoção Livre.com, o aparelho vem por comodato, virtualmente é gratuito (após dois anos, você pode ficar com o aparelho pagando R$ 1,00), a mensalidade dos 6 primeiros meses é R$ 39,80, passando para 44,90 depois, sendo que nestes valores estão inclusos R$ 14,90 em ligações (R$ 0,10 a menos do que eu boto de crédito no meu Oi por mês…). A tecnologia usada é 1xRTT, que de acordo com a Wikipedia em Inglês (não é a fonte mais confiável, mas dá pro gasto…) é oficialmente 3G, mas considerada por várias pessosas como 2,5G ou 2,75G. Fui num quiosque no Shopping Boa Vista com minha namorada (onde fomos muito bem atendidos), perto de meu estágio, e contratei um dos planos para testar. Se funcionar direito, contratarei outro, e um ficará para o notebook dela e outro para meu desktop (dividir 153kbps seria demais).

Após os papeis no quisque, tivemos que esperar dois dias úteis (com um fim de semana e o dia do comerciário no meio…) para a confirmação da contratação do plano. Quatro dias úteis depois, chegou nosso Nokia 1508i, com cabo para conexão via USB (o telefone serve como modem, assim como telefones 3G com modem podem ser utilizados para conectar com a Banda Larga da Claro, Tim, Oi, por mais que as atendentes digam que não 😉 ). O aparelho é bonito apesar de simples (como é típico da Nokia) e vem com uma base para não deixá-lo solto na mesa enquanto estiver conectado.

Leia o próximo post, sobre minha impressão ao usar realmente a conexão, tire suas conclusões e verifique se valeria a pena para você…

31 Responses to Embratel Giro – Primeiras Impressões – Parte 1 (a escolha)

  1. […] Embratel Giro – Primeiras Impressões – Parte 2 (As primeiras 24 horas) (Para entender porque escolhi o Giro entre as outras opções que eu tinha disponíveis, clique aqui …) […]

    • davi santos de araujo disse:

      meu querido eu tenho internet embratel do modem ET5 2555 de conexão Giro, eu tinha o vista mudei p/ o XP ai fui conectar o modem para instalar o discador giro e não instalou de jeito nenhum automaticamente,passei dois dias sem internet, até chamar um tecnico,ele conseguiu,vc saberia dizer o macete?

  2. Gica Rodrigues disse:

    Olá!

    Cheguei aqui no seu blog, por conta do meu desespero com o meu “Livre”, ao qual portanto estou ‘presa’ por no mínimo dois anos a não ser que eu pague a “bagatela’ de um pouco mais de R$12,00 vezes os meses que faltam pra acabar com o contrato…
    Neste exato momento, estou conectada à internet do Livre. Até que horas não sei. Porque nem todas as páginas que tento acessar eu consigo abrir.
    Ontem não consegui, nenhuma página abria, além da inicial do google. E ainda não consegui entrar no meu email nem no orkut…
    Tampouco tentei ver youtube, nem os sites que usam recurso flash, como a maioria dos sites de moda que eu estou sempre a visitar.
    Mai cedo, numa de minhas tentativas de consultar o suporte técnico do Livre, tive um acesso de raiva e quase aticei longe o aparelhinho com cabo e tudo, pois os atendentes insistem em nos fazer de imbecis… ou será que somos mesmo?? :/
    Até teve um que no chat (alternativa de contato) me disse serem diferentes a internet da Embratel X Giro :O
    A outra paquiderme já por telefone, depois de horas de espera, me disse que pra conexão Giro funcionar eu teria que excluir a conexão Oi que eu tinha. Não sei até aonde isso é real…. mas por via das dúvidas, fiz o que a criatura falou, sem me dar maiores explicações, apesar de estar respondendo via “Suporte técnico”.

    Ainda não li a parte 2 de sua saga. e confesso que estou morrendo de medo de “virar” a página…
    Bom.. lá vou eu.
    Depois escrevo de novo dizendo o que eu achei ou complementando as impressões.

    Gica.
    (Salvador/Ba)

  3. Gilson disse:

    Cara, depois de ler o Blog do Morimoto e ver seu comentário sobre o Giro,
    pesquisei mais um bocado e comprei um!
    Assim que o meu chegar, vou bolar também um “resumo” sobre usar o Giro no Linux =)
    vlw

  4. […] Embratel Giro – Primeiras Impressões – parte 3 (O primeiro mês) Para ver a primeira parte da saga, explicando por que escolhi o Giro, clique aqui. […]

  5. richard disse:

    olha,eu um certo tempo tava com um problema:nao conseguia acessar alguns sites,o problema era o boqueador pop-up,desbloqueei e belesa.Já da ultima ves foi um programa de remover entradas invalidas que usei e removel tambem as configuraçoes de net,nao teve jeito,tive que formatar e voltou ao normal.se é ruim de verdade eu nao sei,tudo que posso dizer é que eu uso o serviço da giro embratel ha um mes a até agora pra mim tá jóia e funciona direitinho no meu pc aqui em Belem do Pará.Pra quem nao conhece bem o plano dela é melhor se esclarecer antes,pois ela em alguns casos é boa como no plano de internet que é barato(eu pago 39,90)em relaçao as outras operadoras,mas a parte ruim dela é esse contrato de fidelidade que é de 2 anos e nao é em todo lugar que ela tem uma boa cobertura,depende muito do cep.O meu por exemplo nao tinha,mas arrisquei e deu certo aqui.a desvantagem nestes locais como o meu é que a velocidade real chega 27kbps,é rapida para abrir paginas(se vc usar um navegador bom como o mozila e outros similares),mas para fazer downloads de arquivos pesados como filmes,mesmo em rip que costuma ter tamanho de 500mb ou mais,dura em media quase dois dias para baixa-lo,isso se vc nao desligar o computador e tiver boas configuraçoes como memoria ram de 1gb e quem sabe até placa de vídeo.

  6. lucas Monary disse:

    Olá, sobre a questão na qual você falou que a janela do pc suite não fecha, basta você ir nas conexões de rede, e conectar-se atraves do proprio ícone do aparelho que vai estar la.
    Primeiro você vai configurar se ainda não estiver configurado:
    Nome de usuario: Giro@giro.click21.com.br
    Senha:giro
    Discar:#777

    Agora é so conectar…

  7. Francisco Jr disse:

    Estou usando o giro a aproximadamente uma semana. Até agora foram dias de angústia e um de felicidade (ontem)- percebi que a conexão estava boa e medi pelo rjnet- gostaria que me enviassem dicas de como melhorar a performance do meu pc e da minha conexão.
    obrigado

  8. Ricardo Vital disse:

    Amigo,

    Tenho um desses e, minha conexão cai muito, principalmente quando uso mensseger, e o pessoal da Embratel me falou que esse tipo de serviço nao é compativel com o Giro, procede ou tem alguma configuração que eu nao tenha feito, me manda uma resposta por email, OK . Grato

    Ricardo

  9. aurea madeira disse:

    Contratei o serviço Giro no dia 20/01/2010 aqui em Salvador e até agora só consegui acessar uns 5 dias. Eles mandaram um aparelho que estou pagando. No início, deu ocorrência no modem e sugeriram desinstalar e reinstalar o programa. Só que tem também que ir a Opções de internet e Opções de telefone para deletar lá a conexão. Chamei um técnico e ele descobriu que também tem que desativar o firewall do Windows. Consegui acessar uns dias e novamente o modem informa que está instalado mas quando tendo conectar, nada. Diz que está com problemas no modem, a mesma ocorrência que deu antes. Não sei mais o que fazer, uma vez que se cancelar o contrato tenho que pagar 300,00 de multa além de ficar com um aparelho que custou 100,00 e que não me serve. Como o telefone funciona, a Embratel diz que não tem suporte para a internet. Vocês podem me dar alguma dica? Ficaria muito agradecida.
    Áurea Madeira.

  10. anaelson.santos disse:

    este giro da embratel e uma bosta , uma tremenda iluzao.
    pois eu nao pesquisei com cuidado e acabei caindo de cara nessa roma.
    no comtrato el fala que e uma internete normal
    mais nao faz downloadsque e o pricipal pra mim
    e essa estoria de 153kbpse uma ilusao
    isso é so uma comexao
    o que vale éa atividade que e muito iferior a discada que vc discar ao domingono telefone pagando so dois minutos que custa so 0.42 cetavose usa ate vc nao querer mais so pagando so 2 minutos
    a discada e superior em atividade que e o que importa sendo so 46,6kbps. eu afimo que esta historia de goro e golpe pois ela nao cumpre como que esta no contrato
    pronto agora vou ver se mim limpo ,pois como eu falei estou com acara toda melada

  11. tenho a internet livre da embratel. a 20 (vinte meses) nunca fiquei na mao. OBS.moro em Osasco.num local bem alto.RECOMENDO…..

  12. […] os posts narrando meu primeiro mês usando o Giro, da Embratel (partes da “saga”: 1, 2 e 3), criou um conteúdo que ultrapassou, e muito, as poucas e breves informações que fui […]

  13. Douglas disse:

    Eu estou com o meu a 1 dia e estou muito satisfeito
    Contagem – Minas Gerais

    • joao marcelino disse:

      valeu Douglas. boa sorte a voce.o meu giro continua beleza.Osaaco Sao Paulo.abrs……..

  14. Douglas disse:

    Bom dia a todos eu estou testando o livre a 1 dia e estou muito satisfeito pois ate agora não deu nenhum defeito ou erro estou com taxa de donwload sempre acima de 15kb/s antes usava internet discada ilimitada da oi era boa tb porem muito lenta o livre não é a melhor internet mas pra mi ta bom vo testa depois ela no CS ONLINE ver se da pra joga na discada as vezes dava com um pouco de lagg quanto para ligaçoes ja testei tanto para receber como para fazer ligaçoes de dentro da minha residencia funcionou queria saber se caso eu usar pra receber ou fazer ligaçoes de fora da minha residencia ou se daria o aviso que não estou no endereço de instalaçao vou fazer uns testes e uma coisa que me encomoda um pouco e o modo inativo shuahsua mas axo que enquanto eu estiver jogando não vai dar modo inativo

    outra coisa vi u post aki ke fala sobre o http://ativex.awardspace.com/ e o ATIVEX um programa que nem presiza ser instalado e só iniciar ele e pelo que o site fala acaba com o modo inativo com isso falando que melhora a conexao irei fazer um teste agora

  15. Douglas disse:

    Eu de novo e vai o recado to a + de 1 mes com o livre aki e estou adorando exatamente pelo custo beneficio e donwloads sempre com pico de 17 a 20kb/s
    mas com velocidade media de donwload a 15 e 16 kb/s
    usando o gerenciador orbit
    ja fiz + de 5gb em donwload tanto de arquivos de 2mb ao maior de 209mb
    e ja baixei 60 arquivos de 50mb que sao episodios de Naruto
    Agora a minha unica decepcao que tive foi o PING mas e normal por q e net sem fio ne gente ai pra jogar jogos online fica muito ruim pelo famoso lagg
    Xau galera e boa sorte

  16. Douglas disse:

    AGORA ESSA O PARA O AMIRTON

    O meu grande problema e o PING olhando o aparelho ele tem entrada para antena externa sera que com uma antena externa o ping melhora ? ou tem alguma outra forma de melhorar o ping se vc sabe de alguma forma posta aew

  17. Mastery disse:

    Alguém já tentou ou sabe se funciona colocar 2 modems do “Giros” para negociar conexões múltiplas com conexões únicas? Ou seja, transformando assim a conexão em 300k.

    Se alguém tiver um amigo próximo que também tenha o Giro poderia fazer este teste.

  18. edson disse:

    Comprei gato por lebre, a giro da embratel simplesmente funciona muito abaixo da internet discada, mas quando vendem prometem uma velocidade de 153 kbps, classificando como banda larga, pura enganação. Gostaria de ter o meu dinheiro de volta?? cuidado!!!!

    • Douglas disse:

      Bom Edoson vc nao foi enganado nao
      internet de 153kbps fica com a taxa na media de 15kb/s ja a livre fica entre 16kb/s e 17kb/s dentro do anunciado entao

  19. […] Embratel Giro – Primeiras Impressões – Parte 1 (a escolha) outubro, 2008 22 comentários […]

  20. lucas gabriel disse:

    net da embratel é um lixo –‘

  21. frederico disse:

    gostaria de saber se possoconectar em outro provedor ou so o clic21

  22. […] Embratel Velocidade na web: Velocidade do Wimax da Embratel | nobios | Everson S.A. Teste sua conexão de Internet e Banda Larga … Medidor de Velocidade Conexão Banda Larga Teste de velocidade Velocidade ADSL AJATO EMBRATEL TELEFONICA SPEEDY VELOX CLARO … http://www.takeweb.com.br/takemeter.html – ver Embratel Giro — Primeiras Impressões — Parte 1 (a escolha … @raelmax eu uso a monaco no textmate e também recomendo bastante, não existe versão oficial pra linux mas se encontra ttf por aí everson.com.br/album/Velocidade-do-Wimax-da-Embratel – ver Via Embratel – Medidor de Velocidade 30-10-2008 · Comprei gato por lebre, a giro da embratel simplesmente funciona muito abaixo da internet discada, mas quando vendem prometem uma velocidade de 153 kbps, classificando … amirton.wordpress.com/2008/10/30/embratel-giro-primeiras-impressoes-parte-1-a-escolha – ver […]

  23. luciano silva da gama disse:

    e uma porcaria nao presta so vive caindo

  24. Giro embratel… um lixo

  25. pc flash pro disse:

    A televisão na Educação Infantil deve ser incentivada expressivamente na local de ensino, complementando processo
    de ensino-aprendizagem e também como um treino intelectual e também de cidadania necessários na sociedade que faz uso intenso dos
    mídia, a fim de que sejam utilizados sátira e também criativamente. http://www.colourlovers.com/lover/etsukohobar

Deixe um comentário

