Planos de Aprendizado para Certificações Microsoft

Quem deseja obter qualquer certificação, seja ela Microsoft, Sun, Oracle ou de qualquer outra entidade, sabe que a boa preparação com bons materiais é essencial para o sucesso. Alguns podem entrar em cursos preparatórios, que são uma ótima forma para se habilitar para a prova, e nos quais o próprio curso indica aos alunos os materiais que devem ser estudados. Outras pessoas não tem tempo, dinheiro ou simplesmente preferem estudar sozinhas, e caem no dilema de escolhar quais recursos irão usar para a sua preparação. A variedade é imensa, livros, páginas, virtual labs, exemplos que vem com o Visual Studio, e nem sempre a escolha feita é correta.

Para auxiliar nesta escolha, a Microsoft oferece em http://learning.microsoft.com planos de estudo, indicando material e ajudando no seu planejamento e controle pessoal de como está o andamento de seus estudos. Para usar, basta se logar usando seu Passport e procurar qual o seu objetivo de estudo, como uma prova de certificação em específico.

Minha experiência com o site foi muito boa, principalmente psicologicamente 🙂 … Quando participei do S2B – Students 2 Business no fim do ano passado, ganhei acesso durante alguns meses a dois cursos da IT Academy, voltados à certificação 70-536, que é meu atual objetivo. Quando adicionei o plano de estudos da 70-536 ao meu aprendizado no site, vi que o material que eu já havia estudado na IT Academy era um dos materiais recomendados… e também que se eu não tivesse ganho acesso grátis, o custo para adquirir este material seria de quase R$ 800,00.

Apesar do sistema sugerir este tipo de conteúdo, que você precisa comprar direto com a Microsoft e que geralmente é caro e em dólar, ele também sugere alternativas como livros, encontrados na maioria das livrarias por um preço acessível. A maior vantagem está nos links para conteúdos gratuitos que são indicados. São artigos na MSDN, webcasts, páginas com dicas, sugestões de exemplos que vêm com o Visual Studio a serem usados como práticas, enfim, muito material para complementar sua formação.

O objetivo da certificação no meu ponto de vista é mostrar para o mercado que aquele profissional é preparado para lidar com os problemas que envolvem os assuntos da prova que ele fez, e um dos pontos fortes deste plano de aprendizado é que ele não foca exatamente na prova. Ele foca na preparação para a vida prática, com uso dos conteúdos. No caso da 70-536, o material sugerido ajuda a aprender como funciona e como utilizar o poder do .NET Framework da melhor forma possível, não é material “estilo cursinho” que só prepara para fazer uma prova, sem que a pessoa entenda ou fixe de verdade.

Pra facilitar as coisas, aí está o link direto para o Plano de Aprendizado da 70-536:

Learning Plan for Application Development Foundation by Using Microsoft .NET Framework 2.0 (Exam 70-536)

Para todos que desejam fazer alguma prova de certificação MS, bons estudos e boa sorte!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: